Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Jovens do ensino regular optam por prosseguir estudos, ao contrário do ensino profissional

Escrito por em Setembro 12, 2023

Uma média de 80% dos jovens do ensino regular no secundário segue estudos, contrariamente aos jovens do ensino profissional, onde apenas 18% continuam.

Os jovens portugueses tendem a prosseguir estudos após concluírem o ensino regular, contudo, aqueles que seguem cursos profissionais, optam por seguir diretamente para o mercado de trabalho

Um estudo realizado pela Lusa conclui que 80% dos jovens que terminam o ensino obrigatório regular continuam a estudar. Uma situação que só acontece com 18% dos jovens que frequentam o ensino profissional.

A conclusão deste estudo afirma que uma “educação profissional de elevada qualidade pode facilitar a transição da escola para o trabalho”. Esta realidade despoleta à atenção dos estudantes, dado que os mesmos optam por seguir diretamente para o mercado de trabalho.

Indo ao encontro da afirmação anteriormente apresentada, em Portugal consta-se que os jovens frequentadores do ensino profissional têm maior facilidade a arranjar emprego. Comparando com estudantes que frequentem o ensino regular ou que são detentores de cursos de nível pós-secundário não superior, como os cursos de especialização tecnológica.

De acordo com o relatório do estudo, “8,1% dos jovens adultos que frequentaram o ensino secundário profissional estão desempregados, comprando com 8,4% daqueles com ensino secundário regular”.

“Ainda assim, e apesar de cada vez mais alunos escolherem esta via de ensino, Portugal continua a ter poucos jovens a frequentar programas vocacionais (cerca de 39% em 2021), cinco pontos percentuais abaixo da média da OCDE, sendo que a esmagadora maioria está no ensino profissional.”, refere o estudo.

Desta forma, Portugal encontra-se abaixo dos níveis percentuais da OCDE, com uma taxa de de apenas 21%. Esta taxa está entre as mais baixas, à frente apenas de outros 10 países.

Fonte: Lusa.

Visited 5 times, 2 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista