Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Regresso às aulas: 7 dicas para poupar e aliviar a carteira

Escrito por em Setembro 5, 2023

Com a chegada de setembro vem também a preocupação com os gastos que este implica. Descobre as setes dicas que te podem ajudar a poupar!

Setembro é o mês temido por muitos alunos e pais pois traz com ele a volta á rotina e claro, um conjunto de gastos extra. Este ano, a plataforma ComparaJá elaborou uma lista com sete dicas para ajudar a poupar e aliviar a carteira dos portugueses.

Assim, quando comparado com o ano passado (2022), um cabaz de oito artigos essenciais custa mais 14% que no ano anterior (2022).

Os responsáveis da plataforma afirmam que “Um bom planeamento é a chave para que o regresso às aulas seja feito com escolhas financeiramente inteligentes”, escrevem num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, realçando que manter o orçamento familiar “é um desafio para muitas famílias”.

Descobre, em sete passos, como poupar no regresso às aulas:

1.Definir um orçamento – De acordo com a plataforma de finanças pessoais, este é o primeiro passo para evitar gastos desnecessários e começar a poupar: “Desta forma, a tentação de ceder à pressão dos mais novos com pedidos para algo que não esteja previsto é muito menor, evitando, desta forma, comprometer o orçamento familiar”;

2. Reaproveitar material do ano letivo anterior – Reaproveitar os materiais escolares ajuda as carteiras mas também ensina às gerações mais novas a “desenvolver noções de sustentabilidade nos mais novos”;

3. Fazer uma lista do material necessário – Também podes criar listas para organizares os teus afazeres. Assim, consegues perceber o que realmente é importante e faz falta, evitando gastos desnecessários.

4. Estar atento a campanhas e promoções – Com o regresso ás aulas vem também uma grande quantidade de descontos e campanhas promocionais que podem ser benéficas nesta época. Assim, “Antes de ir às compras, é aconselhado fazer uma pesquisa prévia sobre quais as campanhas e promoções que estão a decorrer”, lê-se. Contudo, caso mandes vir online, é importante prestares atenção aos portes (se estes estão ou não incluídos) de modo a “não inviabilizar a poupança”;

5. Relação preço-qualidade – “Existem muitos artigos de marca branca que apresentam uma qualidade equivalente aos artigos ditos de marca e optar por eles pode ser uma boa forma de poupar dinheiro”, reforçam os responsáveis da plataforma;

6. Pedir fatura com NIF – Alguns materiais e artigos de tecnologia integram-se na categoria de Despesas Gerais Familiares, sendo dedutíveis no IRS. Porém, organizadores da plataforma salientam:  “As Finanças consideram apenas 30% das Despesas de Educação na declaração de IRS, até ao limite máximo de 800 euros. Nesta categoria incluem-se ainda os livros escolares, todas as mensalidades pagas na escola e até mesmo explicações, quando devidamente comprovadas”.

7. Manuais escolares gratuitos – Conforme anunciado, o Estado ajuda os alunos e encarregados de educação com a compra dos manuais escolares. Deves aceder e fazer o pedido online através do site manuaisescolares.pt, “Desde 2020 que o Estado disponibiliza manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escola pública que frequentam o ensino obrigatório. Para ter acesso aos mesmos, têm de ser cumpridos alguns passos e datas, daí a importância do planeamento”.

Visited 1 times, 1 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista