Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Greve Nacional de Professores agendada para Terça-feira

Escrito por em Junho 5, 2023

Manifestações em Lisboa e Porto relembram a recuperação do tempo de serviço dos docentes.

Na próxima terça-feira, está prevista uma greve nacional dos professores, juntamente com “duas grandes manifestações” em Lisboa e Porto. A Federação Nacional da Educação (FNE) selecionou essa data para destacar simbolicamente que os professores não estão dispostos a abrir mão de um dia dos seis anos, seis meses e 23 dias que ainda precisam recuperar em termos de tempo de serviço.

A Federação Nacional da Educação emitiu um pré-aviso de greve que terá início às 00h do dia 6 de junho e terminará às 00h do dia 7 de junho de 2023. Essa greve visa exigir políticas concretas que valorizem os trabalhadores e reconheçam sua importância na prestação do serviço público de Educação, conforme mencionado pela estrutura que engloba vários sindicatos.

A FNE reconhece que a luta dos professores já se arrasta por um longo tempo, mas afirma que os docentes não desistem de suas reivindicações justas e legítimas, que o governo teima em não resolver.

No comunicado, pode-se ler: “A FNE e seus sindicatos não podem aceitar que o governo mantenha uma política que desvaloriza a profissão docente e que resulta em uma verdadeira perda de tempo de serviço para a progressão na carreira. Portanto, exigimos políticas concretas que valorizem os trabalhadores e reconheçam sua importância na prestação do serviço público de Educação”.

Entre as reivindicações dos professores estão: a recuperação integral do tempo de serviço congelado, a eliminação das restrições no acesso aos 5º e 7º escalões, a atualização das remunerações da carreira docente e a criação de incentivos justos e eficazes para atrair professores para áreas desfavorecidas ou com falta evidente de docentes, conforme enumerado pela FNE.

Visited 4 times, 1 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista