Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Quatro filmes sobre 25 de abril (e a guerra colonial)

Escrito por em Abril 25, 2023

Revolução dos Cravos retratada na sétima arte!

Na madrugada de 25 Abril de 1974, forças militares ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo. Os militares de Abril foram claros nas suas promessas: acabar com a repressão, regresso da Liberdade, fim da guerra e do colonialismo, início da democracia.

Esta terça-feira, 25 de abril de 2023, assinala-se os 49 anos desta data histórica. Fica com quatro sugestões de filmes a assistir!

‘Non’, ou A Vã Glória de Mandar (1990), de Manoel de Oliveira

“O pano de fundo deste filme é a guerra colonial portuguesa, durante a qual um oficial relata aos seus companheiros de armas, enquanto fazem a patrulha pela savana africana, a epopeia de Portugal, uma epopeia construída em torno de grandes derrotas. A história termina com a revolução de 25 de Abril de 1974, no mesmo dia em que o oficial morre, depois da sua patrulha ter caído numa emboscada”. (medeiafilmes.com)

Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros

Uma canção serve de senha para o início da Revolução dos Cravos em Portugal. Em uma noite de abril do ano de 1974, militares se unem a civis para colocarem abaixo o regime fascista em Portugal, focando na trajetória de dois jovens militares. Partindo das memórias do capitão Salgueiro Maia, Maria recria o dia que mudou um país.

Stefano Accorsi, Joaquim de Almeida, Luís Miguel Cintra, a própria Maria de Medeiros e Pedro Hestnes integram o elenco deste projeto.

Cartas da Guerra (2016), de Ivo M. Ferreira

António vê a sua vida brutalmente interrompida quando é incorporado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial – o Leste de Angola. Longe de tudo que ama, escreve cartas à mulher à medida que se afunda num cenário de crescente violência.

‘Salgueiro Maia – O Implicado’, Sérgio Graciano (2022)

O primeiro retrato, no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. Fernando Salgueiro Maia. O filme retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o Capitão de Abril.

Visited 24 times, 8 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista