Quatro filmes sobre 25 de abril (e a guerra colonial)
Escrito por Inês Ferreira em Abril 25, 2023
Revolução dos Cravos retratada na sétima arte!
Na madrugada de 25 Abril de 1974, forças militares ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo. Os militares de Abril foram claros nas suas promessas: acabar com a repressão, regresso da Liberdade, fim da guerra e do colonialismo, início da democracia.
Esta terça-feira, 25 de abril de 2023, assinala-se os 49 anos desta data histórica. Fica com quatro sugestões de filmes a assistir!
‘Non’, ou A Vã Glória de Mandar (1990), de Manoel de Oliveira
![](https://www.onfm.pt/wp-content/uploads/2023/04/Non-ou-a-Va-Gloria-de-Mandar.png)
“O pano de fundo deste filme é a guerra colonial portuguesa, durante a qual um oficial relata aos seus companheiros de armas, enquanto fazem a patrulha pela savana africana, a epopeia de Portugal, uma epopeia construída em torno de grandes derrotas. A história termina com a revolução de 25 de Abril de 1974, no mesmo dia em que o oficial morre, depois da sua patrulha ter caído numa emboscada”. (medeiafilmes.com)
Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros
![](https://www.onfm.pt/wp-content/uploads/2023/04/capitaes-abril.jpg)
Uma canção serve de senha para o início da Revolução dos Cravos em Portugal. Em uma noite de abril do ano de 1974, militares se unem a civis para colocarem abaixo o regime fascista em Portugal, focando na trajetória de dois jovens militares. Partindo das memórias do capitão Salgueiro Maia, Maria recria o dia que mudou um país.
Stefano Accorsi, Joaquim de Almeida, Luís Miguel Cintra, a própria Maria de Medeiros e Pedro Hestnes integram o elenco deste projeto.
Cartas da Guerra (2016), de Ivo M. Ferreira
![](https://www.onfm.pt/wp-content/uploads/2023/04/Cartas-de-Guerra-2016-de-Ivo-Ferreira-1024x576.jpg)
António vê a sua vida brutalmente interrompida quando é incorporado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial – o Leste de Angola. Longe de tudo que ama, escreve cartas à mulher à medida que se afunda num cenário de crescente violência.
‘Salgueiro Maia – O Implicado’, Sérgio Graciano (2022)
![](https://www.onfm.pt/wp-content/uploads/2023/04/Salgueiro-Maia-O-Implicado-nos-Premios-Ariel.jpg)
O primeiro retrato, no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. Fernando Salgueiro Maia. O filme retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o Capitão de Abril.