Alexandra Reis terá de devolver 450.110 euros da indemnização da TAP
Escrito por Mara Costa em Março 6, 2023
A ex-administradora da companhia aérea já quebrou o silêncio sobre o relatório da Inspeção-Geral de Finanças.
Esta sexta-feira, dia 6 de março, foram divulgadas as conclusões do relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) e Alexandra Reis terá mesmo de devolver a indemnização da TAP, que foi conhecida em dezembro do ano passado.
Segundo a IGF, independentemente da ex-gestora da companhia aérea ter saído por “denúncia ou demissão por mera conveniência“, esta “terá de devolver à TAP os valores que recebeu na sequência da cessação de funções enquanto Administradora, os quais ascendem a 443.500 euros, a que acrescem, pelo menos, 6.610,26 euros, correspondentes a benefícios em espécie“.
No entanto, Alexandra Reis terá ainda direito “ao abono dos dias de férias não gozados naquela qualidade“.
A IGF decretou a nulidade do acordo de pagamento da compensação de 500 mil euros, mas excetua deste valor a retribuição de fevereiro e a parte relativa à compensação pelo fim do contrato de trabalho.
Alexandra Reis não tardou a quebrar o silêncio. Apesar de “não concordar com o Relatório da IGF, ou seja, com um Parecer”, a ex-governante diz que, “para que não restem quaisquer dúvidas, e como afirmei desde o início, não quero ter um euro sobre o qual recaia a mínima suspeita“.
Assim sendo, acrescenta, “reafirmo o que sempre disse que faria: por minha vontade própria devolverei o que indica a IGF, lamentando os ataques de caráter de que fui alvo nos últimos meses e com os olhos postos no futuro“.